Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2013
Imagem
Braille

21 de Setembro

Imagem

Semana Farroupilha

Imagem
 Para  trabalhar o Hino  Rio  Grandense, a sugestão é apresentá-lo  fatiado em frases e palavras, para que  os alunos  possam estruturar a letra da  música ao mesmo tempo em que a memorizam.

Trabalhando as emoções

Imagem

Palavras nas Caixinhas

Imagem
Caixinhas de fósforo viram recursos pedagógicos para   formar palavras.

Pareamento da tabuada

Imagem
Atividade de pareamento das multiplicações com os resultados, feito com caixas de ovos.

Recurso com sucata para desenvolver a coordenação motora fina

Imagem
Este recurso  foi confeccionado com sucata, para desenvolver a coordenação motora fina das crianças, na atividade de rosquear-desenrosquear as tampas.

Leitura

Imagem
Cartaz  feito pelos alunos da SRM   com minha mediação.

Trabalhando com rótulos e marcas

Imagem
O aprendizado, em especial  da leitura e da escrita, se torna mais fácil se for  lúdico e estiver relacionado ao dia a  dia da criança. Então, excursões e passeios com a turma podem e devem se tornar oportunidades de chamar a atenção para as palavras que aparecem em lojas, placas e avisos, assim como  o uso de embalagens e outros objetos presentes no cotidiano das crianças. O educador pode fazer isso criando brincadeiras e jogos que permitam a criança se expressar livremente e participar do meio social. É por meio das atividades lúdicas, que representam seu mundo concreto, que as crianças desenvolvem habilidades para lidar com aquisição da linguagem escrita, que representa o  abstrato. Os logotipos e marcas estão em todos os lugares, aparecem na TV, em outdoors, revistas, produtos, internet, panfletos e tudo mais. Além disso, são coloridas e cheios de  forma. Por serem figuras que as crianças conhecem bem, fica mais  fácil associar letras aos sons e às imagens. Fonte:Revista