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Mostrando postagens de dezembro, 2011

Entendo a teoria Reuven Feuerstein, e o conceito de plasticidade neuronal

A mediação pedagógica, fundamentadas pelas Teorias de Reuven Feuerstein, um psicólogo e teórico que preocupou-se com a sistematização dessa ação mediacional do professor e serve como embasamento do trabalho   desenvolvido junto a alunos com necessidades educacionais especiais na Sala de Recursos Multifuncionais. Plasticidade cerebral é a capacidade de modificação ou reestruturação das estruturas mentais ocorridas através da mediação recebida pelos sentidos do ambiente em que o sujeito se encontra. O conceito de plasticidade neuronal trouxe um grande significado para meu trabalho em Sala de Recursos, onde pude perceber a importância do processo de mediação que é base do trabalho do Atendimento Educacional especializado. Acredito que todo sujeito que receber estímulos por meio de um mediador, pode transcender ou modificar os processos mentais; o que vai mudar de um individuo   para outro é o tempo e a quantidade dos estímulos que necessitará para que essa modificação das estruturas

Minha opinião sobre a Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada de Feuerstein

A Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada, representada pelo esquema S - H - O - H - R (estímulo, mediador mediado, mediador, resposta), e xplica que a modificação das estruturas mentais, acontece por meio da mediação, onde o professor propicia, explora e estimula os potenciais dos alunos por meio de estratégias utilizando os sentidos a fim de desenvolver suas potencialidades. Essa teoria explica em termos teóricos o trabalho desenvolvido no Atendimento Educacional Especializado, onde a prática pedagógica é baseada na mediação que o professor do AEE realiza junto aos alunos com deficiências. Em termos práticos, consiste numa situação de ensino e aprendizagem caracterizada pela presença de um mediador, no caso o professor, que através dos diversos recursos e estímulos tenta obter uma resposta do sujeito mediado, no caso o aluno.  A mediação da aprendizagem consiste numa situação de aprendizagem onde o professor mediador, serve de elo entre o saber e o aluno, por meio da problem

Baixa visão e cegueira

Alunos com baixa visão • Atividades da Vida Diária (alimentação, higiene, vestuário) • Uso de ferramentas de comunicação (leitores de tela no computador) • Adaptações em alto relevo. • Produção de textos em formato digital e áudio-livro. • Ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos. • Adaptações em tinta. • Estimulação visual. • Ampliação de caracteres. • Produção de materiais em alto contraste visual. Referências Bibliográficas: BRASIL, SEESP MEC. Política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, 2008.